quinta-feira, 22 de maio de 2008

Relatório de 15 a 20 de mai-2008

Décimo Dia - 15-05-08 - Quinta Feira
Primeiro, espero que me perdoem eu ter escrito mingal ao invés de mingau na OBS do dia 13... é a correria. Minha amiga Celia chamou minha atenção até porque ela sabe como aprecio a perfeição da lingua pátria...
Como previsto, chegamos às Ihas Cayman no horário das 08 h; lugar curioso: tem mais de 600 bancos internacionais; lá ninguém paga nenhum imposto; é totalmente seguro, o comércio é livre (sem taxas), o povo prestativo e simpático; dirigem com o volante do lado direito, como na Inglaterra; cidade simples, limpa e organizada; bem diferente de Ocho Rios (Jamaica); dia quente e ensolarado. Desembarcamos e fomos fazer um city tour numa espécie de trenzinho, só que de asfalto. O motorista, um canadense que vive em George Town (a capital) há 3 anos, diz que adotou o país como sendo o dele; ele se veste de pirata e faz muito bem seu papel; Conta a história da cidade a medida em que o passeio vai acontecendo. Chegamos a uma pequena praia e estava acontecendo um casamento.... tinha poucos convidados, espumante e bolo; fizemos fotos. Lá compramos a bateria da minha câmera nova e aproveitamos para dar um passeio a pé pela cidade. Como estava muito quente, resolvemos voltar logo para nossa mordomia no Freedom. Almoçamos e depois de descansarmos um pouco, fomos assistir ao show do dia... como sempre, muito maneiro. Hoje o jantar era formal (Jantar do Chef). Após, subimos ao 13º andar e repetimos o ritual da noite anterior: deitamos nas espreguiçadeiras e ficamos a contemplar a lua cada vez mais cheia....lindo!
Todos os dias, a cabine é arrumada duas vezes por dia: pela manhã e à noite; eles fazem bichos com as toalhas de banho... hoje, qdo retornamos do jantar, eles haviam feito um elefante (vejam as fotos); estava uma perfeição... caímos na gargalhada; muito criativo.

Décimo Primeiro Dia - 16-05-08 - Sexta-Feira
Chegamos logo cedinho à Cozumel (México). Tomamos nosso esplendoroso café matinal e só então desembarcamos. Nesse porto não é necessário barcaças para nos transportar até a terra... o navio encosta no pier e então podemos ir à pé. Depois de nos informarmos, tomamos um táxi para um tour de 2 horas pela ilha (US$50,00); o motorista, JORGE, muito simpático nos contou a história da ilha; não tem muita coisa para se ver e 2 horas é muito tempo pra ver coisa nenhuma, exceto a cor do mar que é impressionante... nunca vi nada igual!
Eu precisava comprar uma mochila com rodinhas para carregar o "papai" e JORGE então nos levou até um supermercado; só encontramos mochilas sem as tais rodinhas; quando já estávamos lá fora, eis que vem o JORGE perguntando porque não havíamos comprado a mochila; explicamos que não tinha; ele pediu que retornássemos ao interior do supermercado e foi conosco até a sessão de material escolar; lá estavam as mochilas com "rodilhas" (como eles chamam); custou-nos US$30,00; Maneco me sacaneou muito por causa do desenho infantil da tal mochia; nem liguei. Como o dia também estava quente, voltamos cedo pro FREEDOM e fomos almoçar; Maneco foi descansar e eu fui para a piscina ver aquele montão de gente GORDA e feia de corpo... O lado bom é que eu estava me "sentindo"... TBM PUDERA! Cada canhão...! É impressionante a quantidade de comida que eles comem... não só a quantidade mas tbm a qualidade: é só bacon, linguiça, batata frita, hambúrgueres e por aí vai... é difícil ver uma saladinha no prato de alguém; e as saladas são simplesmente estupendas...
À noite, antes do jantar, vimos um show de mágica: impressionante! Tudo nesse navio é inimaginável... depois do jantar fomos dormir. Amanhã é nosso último dia a bordo do FREEDOM.

Décimo Segundo dia - 17-05-08 - Sábado
"The dream's are ariving to end" . No nosso bom e velho português: o sonho está chegando ao fim.... BUÁ! BUÁ! BUÁ! SOCORRO!!! Nunca mais quero ir embora deste navio....!!!
Acordamos às 08:30h. Café e fomos curtir o barco. Hoje é só alto mar; Visitamos a proa, a academia (fantástica), vimos como se faz o gelo para a pista de patinação. Paramos para almoçar; Maneco foi descansar e eu antes de ir pra piscina me despedir desse sol que insiste em brilhar, fui mais uma vez às compras... hoje eles colocam tudo em liquidação (hehehehe). Ás 17h. fomos para a Royal Promenade (que é av. principal do navio) ver a "parada". É um desfile que eles fazem com figuras de bichos enormes; as crianças curtem horrores. Depois fomos assistir ao show de despedida. Vimos um casal de acrobatas numa especie de corda fazerem piruetas perigosas e depois os artistas dos shows anteriores fizeram um belo numero de despedida. Depois fomos jantar e tomamos champagne, digo, espumante para a despedida.
As malas já foram arrumadas e depois de jantarmos, subimos para a cabine e colocamos toda a nossa bagagem no corredor. Dormimos cedo porque amanhã temos que acordar, tomar o café de despedida e desembarcar até às 10:15h. Como é muita gente, eles desembarcam aos poucos, de acordo com a cor da tarjeta da mala que eles distribuíram previamente; a nossa era VERDE1.

Décimo Terceiro Dia - 18-05-08 - Domingo
Que pena!!! Chegou o momento de desembarcar... Demoramos exatamente 01:00 hora desde que chamaram a nossa cor (verde1), até chegarmos lá fora no cais do porto. Bem diferente das 03 horas que esperamos na fila para embarcar. Passamos sem problema pela imigraçção. Como eu tinha passado um e-mail pra minha amiga Célia (que mora em F.Lauderdale) avisando que desembarcaríamos por volta das 12 horas, ficamos aguardando até 12:15h e como ela não apareceu, pegamos um táxi e fomos para o nosso Continental Hotel em Miami Souch Beach... acho que é Ipanema deles.
O check-in só poderia ser feito a partir das 15 horas, mas como fizemos antes, o tivemos que pagar mais US$25,00 (misericórdia!!!). Deixamos a bagagem no nosso apartamento - 526) e pernas pra que te quero??? Primeira parada numa espécie de supermercado que vende de tudo, inclusive as minhas vitaminas e algumas outras coisas que Maneco precisava adquirir.
O hotel em que estamos é na Av.Collins, 1825 (esquina com a 18 St), há duas quadras de uma das principais ruas de pedestres (e compras, OBA!!!), que é a av. Lincoln Road. Batemos bastante perna, lanchamos no PAUL na mesma Lincoln e fizemos umas comprinhas, como por ex. uma outra mochila pro "papai", mas desta vez compramos uma mochila decente (US$60,00, a outra custou US$30,00). Na volta pro hotel, viemos pela praia e uma bela lua cheia se apresentava como a que nos saudar. Pensávamos até em sair mais tarde mais fomos vencidos pelo cansaço.
OBS 1.> Lembram daquele tal papel (formulário I-94) que Maneco deixou na bagagem e que quase impediu-o de embarcar (interrogação)... pois é... na hora que passamos o cartão magnético para sair do navio e antes de chegarmos à imigração, eu passei tranquila mas o cartão do Maneco apitou; no mesmo momento veio um fiscal da Royal Caribean perguntando a ele sobre o tal papel... como desta vez ele levava consigo, fomos liberados. Pensávamos que eles já haviam se esquecido. É RUIM HEIN?!!!
OBS.2:> Se eu tivesse que trabalhar toda a minha vida para economizar e poder fazer esse cruzeiro, eu faria. Acho que nunca em nossa vida (falo pelo Maneco pq ele também concorda) empregamos tão bem o nosso suado dinheirinho.

Décimo Quarto Dia - 19-05-08 - Segunda Feira
Acordamos e fomos procurar um lugar para tomarmos café pois Manequinho não se agradou do restaurante do hotel. Maneco pediu informações à Recepcionista sobre correio, telefone, internet e etc. A mulher não respondeu direito e ele soltou os cachorros nela... disse que ela era mal educada e outras coisitas menos agradáveis... Aqui tbm trabalha um senhor chamado Luiz... é brasileiro, de Santos.... ele foi a salvação da lavoura. Muito gentil e inteligente deu-nos todas as dicas de que precisávamos para irmos até ao Seaquarium (não tenho certeza se é assim que se escreve); pegamos o ônibus S ou C e depois pegamos o B que é o único que passa lá. Foi muito bom o programa, só que saímos do hotel com o maior sol e quando estávamos no ônibus, desabou um temporal daqueles. Quando chegamos ao aquário o tempo havia melhorado um pouco, mais logo depois começou a chover bastante e tivemos que esperar para a chuva passar; Essa foi a primeira chuva da viagem; Também depois que a chuva passou, o sol retornou com tudo e pudemos ver os shows dos golfinhos, das baleias e dos leões-marinhos. Quando retornamos acabamos descendo no ponto errado para pegar o S ou C de volta pro hotel mas pedimos informação a uma moça e ela nos perguntou de onde éramos e quando dissemos do Brasil ela disse que tbm era brasileira e nos deu a dica para pegarmos o "metromover" que era de graça e então desceríamos no ponto certo. Só que pegamos na direção errada e aí foi muito legal porque acabamos dando uma volta pelo centro de Miami (Dow Town). É uma espécie de trenzinho pequeno mais sem maquinista. O ar condicionado funciona super bem e a gente até sente frio. Descemos na estação final e pegamos nosso busão de volta pro hotel. Como já eram 20h., resolvemos jantar na av. Lincoln Road - restaurante VAN DYKE. Muito boa a comida; Maneco pediu uma salada e um bife com fritas e como vem muita comida, dividimos os pratos (Us$52,00). Estava tudo delicioso. Saímos de lá e fomos acessar a internet numa lan house na av. Washington. Maneco falou com algumas pessoas pelo SKYPE. Pela manhã, antes de pegarmos o ônibus para o aquário, passamos nessa mesma lan house e pelo skype consegui desbloquear o meu cartão de crédito que tava bloqueado desde Orlando. Chegamos de volta ao Hotel lá pela meia-noite. Amanhã temos que acordar às 07:30h para fazermos o citytour. Eu só fui dormir às 02:00h. Estava atualizando o blog.

Décimo Quinto Dia - 20-05-08 - Terça Feira
Acordei às 07h; ainda bem porque Maneco pediu para a recepcionista nos acordar às 07:30h e ninguém ligou para o apartamento. Esse pessoal daqui é meio estranho. Eles só pensam em "TIP" (gorjeta); tudo o que eles fazem e cobram, pedem gorjeta na maior cara de pau... mas como meu Manequinho tbm é o maior cara de pau do mundo, ele não dá... hahahaha!!! Eles ficam P da vida....
Arrumamos as coisas rapidamente, saímos pra tomar café no mesmo lugar de ontem só que estava fechado; fomos então num outro café; voltamos pro hotel pra esperar a van que vinha nos buscar às 09:30h, só que já eram 10 h e ninguém tinha aparecido; Maneco telefonou para a agência do citytour e eles disseram que a van tinha vindo no hotel mas não nos encontrou... Bom, eles retornaram e lá fomos nós... Passamos da van para um microônibus e seguimos para Coconut Grove... é tipo um bairro chiq daqui de Miami, passando pelo centro... várias casas bonitas; depois fomos a um outro bairro chamado Coral Gable que tbm é tudo muito sofisticado, mas beleza natural que é bom, nenhuma... Voltamos pela Litle Havana e o ônibus nos deixou na marina onde embarcamos numa lancha e seguimos pela Byscaine Bay; Pelo caminho o capitão ia mostrando as mansões à beira da baía e dizendo a quem pertencem ou a quem pertenceram (Madona, Frank Sinatra, Julio Iglesias, Antonio Banderas, Elizabeth Taylor e etc.); As casas são enormes e horrorosas...
Quando Maneco contratou o City, eles disseram que durava 7 horas só que depois de 2 horas de ônibus e + 2 de barco, o motorista falou que era só aquilo; Maneco ficou fulo da vida; qdo chegamos ao hotel ele ligou para a agência e reclamou mas eles disseram que era assim mesmo; Maneco disse que quando chegarmos ao Brasil vai cancelar o pagamento do cartão de crédito referente a esse serviço; O engraçado é que tanto o motorista da van, do ônibus, do barco e mais os auxiliares, ficam te pedindo TIP (gorjeta) o tempo todo... é muito chato afinal pagamos US$80,00 pelo passeio e ainda dar para cada um 15% (é o que eles cobram)... paciência!!!
Chegamos ao hotel e saímos logo para almoçarmos; comemos um filé com salada e purê e tbm comemos de sobremesa uma deliciosa torta de nozes com sorvete (conta de US$50,00); isso porque dividimos os pratos. Maneco voltou pro hotel e eu saí pra comprar algumas coisinhas que estavam faltando... Qdo eu estava no supermercado, me deu a maior dor de barriga... ainda bem que aqui não se cobra pra usar os "restrooms". Saí de lá e ainda fui dar uma voltinha pela Lincoln Road e depois vim pro hotel e Manequinho ainda estava dormindo e isso já eram 20:00h.
Blog atualizado, espero poder enviar tudo amanhã. Bjs.